terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CRESCIMENTO PASSO A PASSO – ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA E METABOLISMO; OBSERVAR UM FILHO CRESCER, EM CORPO, ESTATURA E EM CONHECIMENTO, É UMA DAS MAIORES MARAVILHAS QUE PAIS PODEM ASSISTIR.

A gravidez é uma fase única da vida da mulher e do seu filho. Devem ser vivida com a maior tranquilidade e bem-estar possíveis. Este texto pretende esclarecer dúvidas e abordar as alterações processadas no decurso da gestação, de modo a facilitar o entendimento das mesmas. Não substitui, de modo nenhum, a vigilância de rotina da gravidez e os cuidados/conselhos prestados pelo seu médico assistente. Por convenção determinou-se que para a datação da gravidez se considera o 1º dia da última menstruação como o "dia zero". E contam-se semanas consecutivas após este dia. Assim, em termos técnicos, falamos em semanas e não em meses. É respeitando esta nomenclatura que desenvolvemos este texto abordando as alterações ocorridas na grávida e no embrião/ feto nas diferentes etapas da gestação. Após a gestação começam a transcorrer outras fases mais complexas, onde o neonato não tem a mesma proteção nem mesmo a segurança intra- útero. O desenvolvimento da criança passa a agregar outros fatores de ordem externas ou exógenas que os coloca em maior risco de qualidade de vida. 
Podemos dividir a evolução neonatal em pelo menos duas fases: os fatores genéticos de crescimento (herança), que envolvem HGH – hormônio de crescimento ou somatotrofina, somatomedina, hormônio liberador de tireotrofina. Quando as crianças são envolvidas por problemas exógenos ou externos, os fatores mais freqüentes são: nutrição, isto é, a alimentação não é adequada, pode ser equivocada levando à criança a comprometer seu metabolismo e não conseguir os resultados pondo-estaturais dentro do padrão de normalidade. Estimulação biopsicossocial,  os níveis de crescimento expressos através da estatura e massa corporal, em crianças e adolescentes, são indicadores sensíveis, internacionalmente aceitos, para detectar qualidade social, econômica e política do ambiente no qual elas vivem (Marcondes et al., 1969; Goldstein & Tanner, 1980; Gopalan, 1988). Por estes motivos, Tanner (1986) diz que estas variáveis antropométricas podem ser usadas como o “espelho da sociedade” (crescimento físico de moças rurais e urbanas). Doenças, tais como, inúmeras de origem ambiental comprometem o crescimento da criança, sobretudo por agentes físicos bióticos. Os mecanismos através dos quais uma doença visceral compromete o crescimento são complexos e vários tipos de agravos podem atuar concomitantemente. Os seguintes conjuntos são importantes: 1.Comprometimento direto dos músculos, ossos e articulações;  doenças primárias da musculatura; infecções (miosites, artrites e osteomielites); poliomielite;  traumatismos.2. Comprometimento indireto na nutrição (prejuízo da deglutição, digestão, absorção, metabolização, consumo e excreção de nutrientes): infecções; parasitoses intestinais; neoplasias; intoxicações. 3. Prejuízo da oxigenação dos tecidos: anemias; cardiopatias; pneumopatias. 
4. Obrigatoriedade de repouso prolongado. 5. Obrigatoriedade de determinados tratamentos, como, por exemplo, cortisonoterapia. A atividade física deve ser encarada sob dois aspectos. Em primeiro lugar, a atividade física não programada, própria das crianças saudáveis  e que diz respeito a todas as idades. Há, na realidade, um forte impulso para a atividade física por parte das crianças, sobretudo pré-escolares: eles simplesmente não conseguem permanecer quietos se algo não prender fortemente sua atenção (esse algo tem sido – cada vez mais – o assistir TV e videogames). Em segundo lugar, considere-se a atividade física programada, a assim chamada prática esportiva: é aqui que o pediatra com frequência é solicitado a opinar quanto à conveniência de a criança praticar continuadamente alguma modalidade de esporte, sob supervisão.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


COMO SABER MAIS:
1.
A gravidez é uma fase única da vida da mulher e do seu filho. Devem ser vivida com a maior tranquilidade e bem-estar possíveis... 
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2.
Após a gestação começam a transcorrer outras fases mais complexas, onde o neonato não tem a mesma proteção nem mesmo a segurança intra- útero...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3.
O desenvolvimento da criança passa a agregar outros fatores de ordem externas ou exógenas que os coloca em maior risco de qualidade de vida...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Henriqueta V. Caio Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Robert Ferry Jr., MD;Melissa Conrad Stöp, MD.

Contato:
Fones: 55 (11) 5087-440 ou 96197-0305 
Nextel:   55 (11) 7717-1257
ID:111*101625 
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj. 121/122
Paraíso - São Paulo - SP - CEP 04011-002
e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com
drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com
vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br
www.crescimentoinfoco.com.br